Computação na nuvem é um termo familiar para você?

Mesmo que ainda não seja, talvez você já tenha ouvido falar de algum benefício desse tipo de tecnologia, destacando aí um bem importante: a economia.
A computação em nuvem (do inglês cloud computing) refere-se, basicamente, a utilização de servidores remotos, que são acessados através da Internet, para a realização de processos computacionais, que antes eram dependentes dos componentes físicos (Hardware), ou seja, do computador de cada usuário.
Novidades acabam gerando insegurança. E quando não sabemos muita coisa sobre algum assunto fica difícil saber o que é verdade ou não. Separamos alguns mitos e verdades sobre Computação em Nuvem (Cloud computing) para eliminar suas dúvidas:

É só mais uma tecnologia?

Mentira. Embora a Computação em Nuvem seja citada como uma tecnologia, na verdade trata-se de muito mais do que isso. A computação na nuvem é um novo conceito, uma quebra de paradigmas que transforma métodos, processos e amplia as possibilidades de armazenamento, mobilidade e gerenciamento de dados. Os usuários ganham em praticidade e economia.

Com Computação em Nuvem tudo se resolve?

Mentira. Apesar de ser uma solução que traz diversos benefícios, só contratar cloud computing não resolve tudo. Continua sendo necessário uma boa administração e operacionalização, por uma equipe capacitada para cuidar disso.

O retorno do investimento é rápido?

Verdade, pois uma das principais vantagens desse modelo é não ser necessário gastos equipamentos (infraestrutura). Sem o aporte inicial, permite um retorno mais rápido daquilo que foi investido. Como as atualizações acontecem automaticamente e a manutenção fica por conta do fornecedor também reduz custo de manutenção.

Deixar tudo na nuvem é seguro?

Verdade. Por mais que pareça estranho, o fato de não ter os dados da empresa “dentro de casa”, não é motivo para a insegurança. Muito pelo contrário, esse modelo é ainda mais seguro do que armazenar em equipamentos físicos, pois os arquivos ficam menos vulneráveis à sinistros, perdas, roubos, quedas de energia e ataques.

Para a Microsoft a segurança e a privacidade estão inseridas do desenvolvimento do Microsoft Azure, único fornecedor reconhecido pela Gartner como líder entre vários Quadrantes Mágicos para cargas de trabalho de nuvem corporativa

A computação em nuvem ameaça seu emprego em TI?

Mentira. Sempre será preciso uma equipe para gerenciar os serviços e administrar os fornecedores. Adoção da computação em nuvem é inevitável e exige ações imediatas dos profissionais. Com o surgimento da nuvem os profissionais de TI ganham um papel mais estratégico.

Agora que aprendemos um pouco sobre Computação em Nuvem, podemos elencar 2 bons motivos para sua empresa estar na nuvem:

Estar na nuvem permite compartilhamento facilitado

Fazer o habitual backup e armazenar programas e arquivos na nuvem é uma ótima forma de compartilhar com maior facilidade e deixar ao alcance de outras pessoas autorizadas com mais praticidade.
Arquivos armazenados em nuvem são compartilhados mais facilmente, já que as pessoas não precisam estar no mesmo local físico para ter acesso a eles. O cloud computing não adiciona limites geográficos ao compartilhamento. Google Drive e Dropbox são bons exemplos disso.
O ERP StarSoft quando disponível na nuvem, torna o acesso às informações muito mais fácil, já que elas ficam on-line o tempo todo, eliminando todos os seus custos de infraestrutura de servidores.

Mobilidade

Tecnologia mobile não é apenas smartphone, ela diz respeito aos aplicativos e ferramentas digitais que podemos acessar e levarmos conosco em qualquer lugar. Imagine que os funcionários de uma empresa possam maximizar o seu trabalho tendo acesso às informações importantes em uma reunião externa, por exemplo. Além disso, as possibilidades são infinitas, pois saímos do mundo onde tínhamos que sentar em frente a um computador para fazer o nosso trabalho. Para empresas, traz diversos benefícios, como redução de custos, portabilidade, sustentabilidade e otimização da equipe de TI.
Tudo é muito novo. Afinal, a onda da mobilidade começou a se formar com o sucesso do iPhone (lançado em 2007) e dos tablets (marcado pelo anúncio do iPad em 2009).

Uma em cada cinco empresas utilizam solução de softwares de gestão empresarial em nuvem, segundo a Computer world.

Após todos estes dados, não há porque hesitar em investir em algum serviço de nuvem!

Por: Cássia Luppi

Nome*

Telefone*

E-mail*

Cargo*

Quantidade de funcionários:

Recent Posts